2 de Abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
Data é para conscientizar e fornecer informações sobre o TEA

Nesta terça-feira, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo.
A data foi criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU),com o objetivo de levar informação para a população e reduzir o preconceito contra as pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). Foi criado também o Abril Azul.
O Autismo atinge no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade. As características são, a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo.
Atualmente, muitas pessoas com autismo, conseguem viver de forma independente, outras possuem deficiências severas e precisam de atenção e apoio. No Brasil, as pessoas com autismo encontram desafios diariamente, seja em relação a tratamento e terapias e até a inserção nas universidades, mercado de trabalho.
Nem todos os lugares possuem estrutura para tratamentos públicos. Muitos recorrem às clínicas particulares. E isso se torna cada vez mais difícil para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e financeira, não conseguindo arcar com todos os custos do tratamento, dificultando a vida dessa criança.
A data é também é para ressaltar a importância da inclusão das crianças com autismo nas escolas e do acesso delas ao tratamento. É preciso avançar no desenvolvimento das nossas crianças. Combatendo o preconceito e discriminação, estereótipos. Criar um ambiente mais acolhedor e respeitando o outro.
COMENTÁRIOS